Método Montessori

Um dos principais objetivos do Método Montessori é desenvolver a autonomia do aluno no processo de aprendizagem. Por considerar a criança um ser humano completo, que precisa ser devidamente orientado, o Método Montessoriano trabalha com a liberdade da natureza do indivíduo.

Autoeducação

O aluno deve aprender sozinho, sem grande interferência do adulto.

Educação como ciência

Este princípio considera que tudo está interligado, portanto as áreas separadas se tornam abstratas, de modo que todo conteúdo possui algum vínculo com outro conteúdo.

Educação cósmica

Argumento baseado na observação do estudante, já que todo processo de ensino reflete o acompanhamento feito pelo professor para orientar devidamente o aluno.

Ambiente preparado

O ambiente é propício para que as crianças tenham liberdade e autonomia.

Adulto preparado

A função do adulto é observar o aluno e intervir somente quando necessário, atuando como um facilitador. A principal regra desse princípio é nunca fazer pela criança o que ela pode fazer sozinha.

Criança equilibrada

Uma criança concentrada é uma criança em equilíbrio e a partir desse equilíbrio o processo educacional se desenvolve.

As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia estaremos a educar para a paz.